Bolsas ICTP/CLAF - Doutorado Cooperativo

Centro Latino Americano de Física (CLAF), em convenio com o International Centre for Theoretical Physics (ICTP), dispõe de bolsas para o estudo de Doutorado Cooperativo entre duas instituições latino americanas - a primeira no país de origem do candidato e a segunda em outro país da região. O objetivo do acordo é estimular a investigação e o ensino da Física na América Latina, e identificar as áreas específicas nos países menos desenvolvidos e de menores recursos econômicos do continente.

As bolsas serão outorgadas por uma vez podendo ser estendidas  em no máximo de três vezes consecutivas com duração de até seis meses cada uma. As prorrogações estão sujeitas a solicitação pessoal prévia e apresentação  do informe científico avaliado satisfatoriamente pela direção do CLAF e os respectivos supervisores. Incluem prévia solicitação, passagens aéreas de ida e volta (que será analisada de acordo com a disponibilidade de recursos do programa) e complemento para gastos equivalentes a uma bolsa de doutorado, atendendo ao país onde esteja a instituição visitada.

Os estudantes beneficiados devem fazer menção explícita ao Programa de Bolsas ICTP-CLAF em qualquer divulgação ou publicação de trabalhos relacionados e/ou desenvolvidos com o apoio da bolsa de Doutorado Cooperativo ICTP-CLAF.

 Os candidatos às bolsas ICTP/CLAF deverão enviar à à Graça Freire, Secretária Acadêmica (graafreire@gmail.com), o formulário "Dados Gerais -Solicitante", disponível em  "Downloads"  na página web doCLAF  (www.claffisica.org.br),  além da seguinte documentação:   

 

  1. Solicitação formal de bolsa (carta de apresentação)  
  1.  Dados gerais do solicitante (DadosGerais_Solicitante.doc)
  2. Currículo vitae (com os dados pessoais completos) 
  3. Título de Mestre
  4. Duas cartas de recomendação
  5. Resumo do currículo vitae dos supervisores
  6. Plano de trabalho assinado por ambas as instituições

 

Calendário:  

Envio de solicitações ao CLAF por parte dos interessados: 15 de setembro de 2019 é data-limite para a apresentação de propostas para 2020.