Seminário de Alto Nível CLAF/MCTI

Oportunidades para a Participação e Cooperação Latino-Americana em Física de Astropartículas e o Projeto SWGO"

 

O Centro Latino-Americano de Física (CLAF) foi fundado em 1962 e no ano passado comemorou seu sexagésimo aniversário. Entre as iniciativas para fazer um balanço dessas seis décadas de contribuições para a promoção e desenvolvimento da física no continente latino-americano, está a criação da Unidade de Física de Astropartículas, para apoiar o CLAF em ações voltadas especificamente para esse campo de investigação científica.

Por mais de setenta anos, desde a implementação do primeiro observatório internacional de raios cósmicos na América do Sul, no Monte Chacaltaya, na Bolívia, a Física de Astropartículas tem sido um campo de pesquisa vívido e ativo em toda a América Latina, muitas vezes na vanguarda da ciência. Por isso, tem contribuído amplamente para fomentar a cooperação internacional em ciência e tecnologia em nível internacional, em benefício de todos os países da região. Ao mesmo tempo, está continuamente olhando para as perspectivas futuras, para as próximas questões de pesquisa e descobertas científicas.

Este Seminário de Alto Nível, convocado conjuntamente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, tem como objetivo impulsionar o debate sobre o papel da Física de Astropartículas, como campo de fronteira da pesquisa e tecnologia da física, na promoção do desenvolvimento regional. O Seminário representa uma oportunidade única para a comunidade latino-americana abordar o futuro da área no continente e a cooperação global que levará ao próximo grande experimento instalado nos Andes: o Southern Wide-Field Gamma-ray Observatory ( SWGO).

Lançado em 2019, o Projeto SWGO completou o terceiro de seus cinco anos de Pesquisa e Desenvolvimento e, ao se aproximar do marco definitivo de seleção do local e definição da tecnologia do detector, é um momento oportuno para explorar a coordenação regional e internacional para sua realização como um experimento verdadeiramente latino-americano.

O seminário pretende facilitar o diálogo construtivo entre os formuladores de políticas e as principais partes interessadas de diferentes setores do governo, da academia e da indústria, entre outros, para abordar perspectivas mais amplas e oportunidades de participação e cooperação na Física de Astropartículas e no futuro projeto SWGO.

Representa, portanto, uma oportunidade para fornecer orientações e recomendações, que moldarão e posicionarão as atividades futuras no campo como um motor de desenvolvimento científico, inovação e impacto socioeconômico para a América Latina.

No futuro, a Unidade de Física de Astropartículas do CLAF procurará continuar a apoiar e estimular o intercâmbio entre as várias partes interessadas relevantes para esses objetivos.