NOTA DE PESAR
É com profundo pesar que damos a notícia do falecimento de Delia Valerio Ferreira, ocorrido no último dia 20 de março, aos 92 anos, em Florianópolis, onde residia após aposentadoria em 1991. Formada pela Escola Nacional de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1952, trabalhou na Divisão de Emulsões Nucleares do CBPF entre os anos de 1952 e 1966. De 1967 a 1991 atuou no Centro Latino Americano de Física (CLAF) nas áreas de política científica, administração geral e informação em cargos de direção na gestão de Roberto Bastos da Costa. Criou e coordenou a área de Documentação e Informação do CLAF. Publicou trabalhos científicos em temas de física, política científica e informação. Foi redatora chefe da revista Noticia do CLAF de 1966 a 1991. Participou como professora em cursos de extensão e especialização da área de documentação e informação em diferentes universidades do país, e orientou e co-orientou dissertações e teses de alunos do Curso de Ciência de Informação do Instituto Brasileiro de informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) nas décadas de 1970 e 1980. Reconhecida homenagem pela trajetória multifacetada de ensino, pesquisa e administração em física, política científica e informação.
À MESTRA COM CARINHO
Homenagem de suas ex-alunas
Rosali Fernandez de Souza e Helena Pereira da Silva
Ao mestre com carinho é expressão muito conhecida para prestar uma homenagem a quem guiou, abriu horizontes, que fez toda a diferença no percurso de pessoas ou instituições. Entendemos que não há outra expressão que encerre melhor esses sentimentos.
É com essa frase singela e carregada de sentimento de perda que queremos homenagear nossa mestra Professora Delia Valerio Ferreira, que faleceu no último dia 20 de março, aos 92 anos, em Florianópolis, onde residia, desde que se aposentou do Centro Latino-Americano de Física, o querido CLAF, situado no campus da UFRJ, próximo ao CBPF, sempre de portas abertas para alunos e pesquisadores.
São lembranças muito nítidas e muito queridas da Professora Delia promovendo seminários, debates e atuando como co-orientadora de alunos mestrandos da pós-graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), do qual fizemos parte. A paciência, a visão sistêmica e a competência intelectual com que abordava os mais diversos temas que se transformariam em dissertações ou teses dos alunos foi sua grande marca na formação intelectual nossa e de outros alunos que aprenderam a andar com as próprias pernas, depois que ela nos ensinou a caminhar.
Outra marca relevante da Professora Delia foi sua atuação nas atividades de política científica do CLAF, instituição intergovernamental de cooperação regional para a área da Física na América Latina, onde atuou como diretora- adjunta ao lado de Roberto Bastos da Costa, diretor no período de 1969 até 1985.
Formada em Química pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil no Rio de Janeiro, possuidora de um notório saber e mente brilhante para delinear problemas e soluções de temas em diferentes áreas do conhecimento, partiu deixando-nos um reconhecido legado como profissional, e um grande exemplo como pessoa. Professora Delia: nosso eterno reconhecimento e gratidão!