II FORO ABIERTO DE CIENCIAS LATINOAMERICA Y CARIBE

II FÓRUM ABERTO DE CIÊNCIAS AMÉRICA LATINA E CARIBE

TRANSFORMANDO NOSSA REGIÃO

Panamá, 22 a 24 de outubro de 2018

 

     Um lugar de encontro das ciências na América Latina e Caribe, conectando a região através das ciências como plataforma regional para debater, fortalecer e implementar políticas científicas eficazes em concordância com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 

     Conferência única em sua categoria que conecta a futuros pesquisadores com cientistas de primeiro nível, a empreendedores jovens com líderes de empresas e corporações, a visionários e inovadores, decisões políticos, artistas, designers, inventores e engenheiros, jornalistas, cientistas e centros de divulgação científica. Todos convocados por conta dos enormes desafios de nossa época que exigem a colaboração interdisciplinar e multisetorial de toda a sociedade latino americana e caribenha.

      Durante a primeira edição do CILAC, celebrado em setembro de 2016 na Cidade de Montevidéu, foram dedicadas duas sessões ao CLAF, onde se viram expressadas a diversidade e o alcance das atividades acadêmicas, científicas e tecnológicas apoiadas pelo Centro, assim como o fio condutor que se estabelece mais além de seu caráter regional. Seu diretor, Dr. Carlos Trallero abordou os desafios que enfrenta a cooperação científico/tecnológica na América Latina. Outras temáticas como o Primeiro Laboratório Subterrâneo da América Latina (ANDES), a vinculação da Física à saúde, ao meio ambiente e a qualidade de vida, assim como o desempenho de novas fontes de energias renováveis e desenvolvimento das instituições vinculadas à Física Médica na América Latina e Caribe, foram temáticas de impacto abordadas pelo CLAF neste Fórum. 

http://www.claffisica.org.br/site/public/attachments/CLAF-CILAC-2016.pdf