Finalizada 40ª Reunião do Conselho Diretivo (CD-40) do CLAF.

Nos dias 25 e 26 de novembro passado, foi celebrada com sucesso a 40ª reunião do Conselho Diretor do CLAF. Nessa ocasião, estava sediada no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro.

No magno evento, os ilustres Conselheiros da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba, México, Peru, Uruguai e Venezuela se reuniram, além de uma representação do Panamá como novo país membro do CLAF, e da Sociedade Brasileira de Física.

O Dr. Carlos Trallero, Diretor do CLAF, depois de agradecer a presença de todos os países membros, apresentou o Informe da Direção, correspondente ao período de trabalho do ano de 2019. Aspectos importantes foram abordados como formação de recursos humanos, convênios com outras instituições, programas de desenvolvimento para a região, contribuições dos países membros, apoio a eventos, participação da América Latina na comissão da IUPAP para o desenvolvimento de grandes aceleradores (ICAF), etc.

Muito importante foi o anúncio oficial da criação da subsede do CLAF na Costa Rica para atender a região da América Central (CA-CLAF), o qual foi muito bem recebido pela comunidade dos países membros. Nesse sentido, durante a reunião foram estabelecidas as bases organizacionais para o trabalho da mesma.

Uma particularidade levada a cabo na Reunião foi dar sequência à eleição de um novo diretor do CLAF para o próximo período. Ouvidas e analisadas as apresentações dos candidatos, resultou eleito a partir de abril de 2020, o Dr. Luis Huerta, atual Conselheiro Titular do Chile.

Dentro da celebração da 40ª Reunião do Conselho Diretor do CLAF, se realizou na tarde do dia 26, no Auditório Ministro João Alberto Lins de Barros nas instalações do Centro Brasileiro de Pesquisa Física - CBPF, a Mesa Redonda “Uma Agenda para o Futuro do CLAF”.

Neste encontro, nos honraram com sua presença ilustre no painel de debates os Doutores: Sergio Machado Rezende, da Universidade Federal de Pernambuco; Fabio Eon, Coordenador - Setor de Ciências Naturais / UNESCO-Brasília; Luiz Nunes de Oliveira, Assessor Especial do Diretor Científico da FAPESP; João dos Anjos, diretor do Observatório Nacional; Ronald Shellard, Diretor do CBPF e Diretor do CLAF, Dr. Carlos Trallero como mediador dos debates.

Na presença de 50 pessoas convidadas de diversos centros e instituições do Brasil e da América Latina, foi tratado como objetivo fundamental analisar as perspectivas de trabalho do organismo para o período 2020-2024, assim como discutir temas de interesse para o Centro.

Várias sugestões e oferecimentos foram recebidas por parte das instituições ali representadas (UNESCO, FAPESP, Observatório Nacional do Brasil e CBPF), com vistas a apoiar futuras ações do CLAF no âmbito da América Latina.

Ao finalizar o evento, o Dr. Carlos Trallero agradeceu a presença e colaboração de todos, expressando seu desejo de que o CLAF nos próximos anos siga com sucesso sua missão de avançar no desenvolvimento das áreas de cooperação científica internacional, na formação de recursos humanos e da ciência e tecnologia na região latino-americana.