DISCURSO DO DR. CARLOS TRALLERO, DIRETOR DO CLAF, NA HOMENAGEM A SEUS FUNDADORES.

   

     O Dr. Carlos Trallero, Diretor do CLAF deu abertura as conferencias plenárias em homenagem aos fundadores do Centro Latino Americano de Física, agradecendo à Asociación de Físicos de Argentina na pessoa de seu Presidente Dr. Gustavo Monti e à Dra. Andrea Bragas, Diretora do Departamento de Física da Facultad de Ciencias Exactas y Naturales da Universidad de Buenos Aires por seu apoio na organização das reuniões do Conselho Diretor e Assembleia Geral do CLAF assim como a homenagem conjunta a seus fundadores no  55º aniversário do Centro.

... se concretiza um desejo do CD, por mais de três anos, de homenagear a seus fundadores.

Com o apoio da AFA, o Departamento de Física da Facultad de Ciencias Exactas y Naturales de la UBA

e com a participação do Instituto de Física da UNAM, hoje se faz realidade.

     Em sua intervenção mencionou o rol visionário dos fundadores do CLAF, seu legado e o compromisso que sentimos todos com a Física Latino Americana, pontuou que o desenvolvimento da física em na região se deveu em grande medida a estes grandes físicos.

…O CLAF foi criado há mais de 55 anos com um objetivo central: elevar

o desenvolvimento da Física na Região Latino Americana.

Desde sua criação ficaram bem claras seu caminho e funções.  

 

     Como realizar esta tarefa dependia do momento e de sua história, saber como fazer e alcançar os melhores resultados em cada momento, não estive isento de erros e não contou com a compreensão necessária de todos seus atores. O CLAF em seu início, motivado pela débil estrutura das  instituições, auxiliou na formação dos físicos latino americanos que hoje exibem conquistas que permitiram o desenvolvimento de grupos de trabalho. 

    

     Durante os últimos tempos foi considerado por muitos como aquele Centro que aporta recursos para eventos e bolsas. É necessário pensar que seus fundadores foram, com suas ideias, muito mais longe, buscando a integração dos países latino americanos para alcançar metas mais altas, maior eficiência na atividade científica e coordenar as instituições da região para representar a América Latina perante entidades internacionales.

 

 Es necesario pensar que sus organizadores fueron, con sus ideas, mucho más lejos, buscaban la integración de los países Latinoamericanos para lograr metas más altas, mayor eficiencia en el quehacer científico y coordinar las instituciones de la región para representar a América Latina ante entidades internacionales.

 

…recursos para eventos e bolsas… seus fundadores foram

 com suas ideias muito mais longe,

 buscavam a integração dos países latino americanos para

 alcançar metas mais altas, maior eficiência na atividade científica,

coordenar as instituições da região para representar a América Latina perante entidades internacionais.

 

 

   

     É lamentável que ainda haja muito a fazer. Nossa região não é caracterizada pela comunicação entre cientistas e grupos de diferentes países, não se busca a máxima eficiência dos recursos humanos e técnicos com que contamos. A estrutura do CLAF contempla um imaginario de integração na América Latina. Seus criadores nos deixaram uma plataforma para que pudéssemos acomodar as necessidades atuais.

     CLAF somos todos e, nesse sentido, devemos projetar o grande potencial científico e humano que a região possui. É desejável entender que um organismo com as potencialidades que o CLAF possui pode ser um excelente caminho para o desenvolvimento da América Latina.

 ... o CLAF pode ser uma excelente vía para o desenvolvimento de América Latina.