Español
Centro Latino-Americano de Física
Twitter
Siga-nos no Twitter
Traduza esta página
usando o Google
O CLAF


Pavilhão Mário de Almeida, Prédio do CLAF

Centro Latino-Americano de Física (CLAF) é um organismo internacional, que tem por objetivo promover e coordenar esforços para o desenvolvimento da Física na América Latina.

O CLAF foi criado em 26 de março de 1962, em reunião promovida pela UNESCO e pelo Governo Brasileiro, no Rio de Janeiro, com a participação de vinte países latino-americanos.

Firmaram o acordo que instituiu o CLAF: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Confirmaram o acordo em sua criação: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Nicarágua, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela – atuais Estados Membros do CLAF.

O CLAF mantém relações com vários organismos internacionais: com a UNESCO, em seus escritórios de Paris e do Uruguay; com o International Centre for Theoretical Physics (ICTP) de Trieste, órgão da UNESCO, com o qual há também um acordo de colaboração para países de menor desenvolvimento relativo e bolsas de doutorado cooperativo; com o Joint Institute of Nuclear Research (JINR), de Dubna, cujo Conselho Científico o diretor do CLAF faz parte e com o qual iniciou um programa de bolsas; e com o CERN de Genebra com o qual se organizam escolas de física latino-americanas.

A sede central do CLAF está localizada no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro.
 

MISSÃO E VISÃO


MISSÃO : Fomentar e facilitar o estudo e desenvolvimento da Física nos países latino americanos e caribenhos, através da promoção de colaborações e intercâmbios entre instituições e indivíduos destes e de outros países, bem como da assistência na formação de recursos humanos e a aquisição dos recursos financeiros necessários para tal fim.

VISÃO  : A contribuição ao desenvolvimento científico e tecnológico com fins pacíficos e à integração dos países latino americanos e caribenhos através da educação e pesquisa da Física e ciências afins, com objetivo de alcançar uma melhor qualidade de vida de seus habitantes e do uso mais racional de seus recursos naturais, desde uma perspectiva ética e atendendo a questões de gênero, acessibilidade e inclusão.

CLAF - Centro Latino-Americano de Física
Avenida Venceslau Braz, 71 - Fundos
Cep:22290-140 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Telefone: (21) 2295-5096 / 2141-7267 / 2141-7503
Fax: (21) 2295-5145
E-Mail: claf@cbpf.br