Español
Centro Latino-Americano de Física
Twitter
Siga-nos no Twitter
Traduza esta página
usando o Google
Bolsas

 


Bolsas ICTP/CLAF – Doutorado Cooperativo

  

O Centro Latino Americano de Física (CLAF), em convenio com o International Centre for Theoretical Physics (ICTP), dispõe de bolsas para o estudo de Doutorado Cooperativo entre duas instituições latino americanas - a primeira no país de origem do candidato e a segunda em outro país da região. O objetivo do acordo é estimular a investigação e o ensino da física na América Latina, e identificar as áreas específicas nos países menos desenvolvidos e de menores recursos econômicos do continente.

 

As bolsas serão outorgadas por uma vez podendo ser estendidas  em no máximo de três vezes consecutivas com duração de até seis meses cada uma. As prorrogações estão sujeitas a solicitação pessoal prévia e apresentação  do informe científico avaliado satisfatoriamente pela direção do CLAF e os respectivos supervisores. Incluem prévia solicitação, passagens aéreas de ida e volta (que será analisada de acordo com a disponibilidade de recursos do programa) e complemento para gastos equivalentes a uma bolsa de doutorado atendendo ao país onde esteja a instituição visitada.

 

Os estudantes beneficiados devem fazer menção explícita ao Programa de Bolsas ICTP-CLAF em qualquer divulgação ou publicação de trabalhos relacionados e/ou desenvolvidos com o apoio da bolsa de Doutorado Cooperativo ICTP-CLAF.

 

Os candidatos às bolsas ICTP/CLAF deverão enviar à  Lic. María Elena Echarte,  Coordenação Geral do CLAF (elenaclaf@cbpf.br), o formulário "Dados Gerais - Solicitante", disponível em  "Downloads"  na página web do CLAF  (www.claffisica.org.br),  além da seguinte documentação:     

     1. Solicitação formal de bolsa (carta de apresentação) 

   2. Dados gerais do solicitante (DadosGerais_Solicitante.doc)

   3. Currículo vitae (com os dados pessoais completos) 

   4. Título de Mestre

   5. Duas cartas de recomendação 

   6. Resumo do currículo vitae dos supervisores

   7. Plano de trabalho assinado por ambas as instituições

 

Calendário:  

  • 25/07 a 25/10/2016   - Envio de solicitações ao CLAF por parte dos interessados.
  • 26/10 a 10/11/2016   - Recepção e análise da documentação por parte do CLAF.
  • 11/11 a 31/12/2016   - Envio e tramitação por parte do ICTP.
  • 01/01 a 31/01/2016   - Resposta aos interessados.

 


 Programa SECITI-DF/CLAF

 

O CLAF em conjunto com a Secretaría de Ciencia, Tecnología e Innovación do Distrito Federal (SECITI-DF) lança o PROGRAMA DE DESARROLLO E INTERCAMBIO ACADÉMICO PARA AMÉRICA LATINA, CENTRO AMÉRICA Y EL CARIBE, destinado a pesquisadores mexicanos, domiciliados na Cidade do México ou que tenham obtido o grau acadêmico de Doutor em instituições acadêmicas ou de pesquisa com sede nesta cidade interessados em realizar sua pesquisa científica em países latino americanos, excluindo o México; assim como, a latino americanos, não mexicanos, interessados em instituições de educação e pesquisa científica com sede na Cidade do México.

 As Estâncias Pós-doutorais ou de Pesquisa deverão relacionar-se com a Física Médica, Biofísica, Nanociencias y Nanotecnología, Energía (en particular Energías Renováveis) e Meio Ambiente.

 

. Requisitos para os aspirantes

A instituição receptora dos aspirantes deverá ser de reconhecida qualidade em caso de Estâncias Pós-doutorais os aspirantes deverão apresentar título de Doutor no momento de solicitar o apoio.

 . Características das Bolsas

O valor mensal da bolsa é de $25,000.00 pesos mexicanos mensais livres de impostos.

A vigência das bolsas será por tempo determinado e estará sujeita aos seguintes prazos: 

Ø  Estâncias pós-doutorais até 12 meses.

Ø  Estâncias de pesquisa de 3 até 6 meses.

. Documentação:

Ø  Passaporte vigente

Ø  Título de Doutor ou Ata de defesa

Ø  CV con fotografía e documentos probatórios

Ø  Carta oficial de aceitação da instituição onde se pretende realizar o trabalho de pesquisa

Ø  CV do orientador

Ø  Projeto de pesquisa firmado pela contraparte assim como pela instituição receptora dando o aval e oferecendo as facilidades institucionais. O projeto deve conter os seguintes pontos:

     ·         Título

     ·         Introdução

     ·         Objetivo

     ·         Metodología proposta

     ·         Resultados esperados

     ·         Cronograma de atividades

 

Ø  Carta compromisso de dedicação exclusiva às atividades relacionadas com a bolsa outorgada.

 

. Calendário:

Será comunicada proximamente a nova data para submissões.

 Contatos:

     Secretaria Acadêmica do CLAF, Lic. Graça Freire (grassa@cbpf.br)

     Secretaría de Ciencia, Tecnología e Innovación del Distrito Federal (becas@seciti.df.gob.mx

 


   Bolsas CONACYT - CLAF

 

O CONACYT e o CLAF com o propósito de fomentar a cooperação internacional com países Sudamericanos, Centro-americanos e do Caribe para a formação de alto nível de estudantes em programas relacionados com a física para instituições pertencentes ao CLAF, firmam convênio para a concessão de bolsas de Doutorado.

As bolsas são destinadas a estudantes latino americanos com exceção do México, que tenham sido admitidos em programas de pós-graduação, na modalidade presencial de Doutorado em Física e que estejam inscritos no Programa Nacional de Posgrados de Calidad (PNPC) do CONACYT e que tenham obtido uma bolsa no marco da Convocatoria de Becas CONACYT Nacionales 2014.

 

- REQUISITOS DO ASPIRANTE ÀS BOLSAS CONACYT – CLAF

> Ter nacionalidade de algum dos países latino americanos

            > Estudar em um programa de Doutorado na área de Física ou relacionado com a Física.

> Ter obtido uma Bolsa CONACYT Nacional no marco da Convocatoria de Becas CONACYT Nacionales 2014.

> Participar na seleção realizada pelo CONACYT e o CLAF dos candidatos selecionados entre os que cumprem os requisitos indicados nesta convocatória.


-  DA SELEÇÃO, ASSIGNAÇÃO E FORMALIZAÇÃO
 

-          Da seleção:

Serão consideradas as postulações que cumpram com todos os requisitos e documentação estabelecidos nesta Convocatória e que tenham sido apresentados em tempo e forma. Serão selecionados de acordo aos critérios de pertinência que defina o CLAF.

O CONACYT e o CLAF darão a conhecer os resultados através de suas respectivas homepages.

 

-          Da assignação e formalização:

O aspirante selecionado confirmará mediante o mecanismo que se indique a aceitação do apoio outorgado nesta convocatória.

Aqueles que obtenham bolsas mediante o Convenio CONACYT-CLAF poderão optar pela modalidade mista de doutorado, ou seja, desenvolver parte de seu trabalho entre México e outro país, preferivelmente seu país de origem.  

VALORES QUE AMPARAM A BOLSA 

. Pagamento de manutenção mensal, de acordo ao nível de estudos, ministrada a partir da data estabelecida na carta de asignação de bolsa e do convenio de asignação da mesma. Só se realizarão pagamentos posteriores a partir da data de início da bolsa, para cada um dos dois períodos detalhados no calendário da presente convocatória (Tabulador para Bolsas Nacionais).

. Serviço médico proporcionado pelo Instituto de Seguridad y Servicios Sociales de los Trabajadores del Estado (ISSSTE) durante o período de vigência da bolsa com cobertura para o bolsista, bem como para seu cônjuge e filhos, conforme as disposições do ISSSTE.  

Ø  Apoio que outorga o CLAF: 

           . Uma passagem aérea para os quinze candidatos melhor selecionados para fazer uma estância em seu país. 

Ø  Vigência:

           . A vigência das bolsas será por tempo determinado, conforme o programa oficial de estudos registrado no PNPC, sem que exceda os prazos estabelecidos no Regulamento de Becas del CONACYT, publicado no Diario Oficial de la Federación em 10 de setembro de 2008.

 

Ø  Contactos  CLAF

Secretaria Acadêmica del CLAF

Graça Freire

graafreire@gmail.com / grassa@cbpf.br

 


 

Bolsas IMPRS-MPIPKS/CLAF - Sistemas Complexos

 

No acordo entre o International Max Planck Research School at the Max Planck Institute for the Physics of Complex Systems (IMPRS-MPIPKS) e o Centro Latino Americano de Fisica (CLAF) sobre o fomento da formação de Doutorado na América Latina, ambas as partes se comprometem a adotar as seguintes medidas para promover essa iniciativa no campo de Sistemas Complexos:
 
BOLSAS DE DOUTORADO
 
(1) O CLAF designará até três estudantes por ano que serão considerados pelo comitê de seleção do IMPRS-MPIPKS.
 
(2) Os interessados devem enviar a Secretaria Acadêmica do CLAF Graça Freire (grassa@cbpf.br / graafreire@gmail.com ) os seguintes documentos:
 
- Formulário "DATOS GENERALES_SOLICITANTES" completo, disponível em "Downloads" no site do l CLAF, além da seguinte documentação:
 
- Solicitação formal de bolsa, informando a área de interesse;
- Currículum  Vitae;
- Titulo de Mestrado ou Diploma de graduação;
- Duas cartas de recomendação;
- Prova de proficiência em inglês.
 
(3) O estudante receberá uma carta de aceitação onde se comunica ao comitê de seleção do IMPRS-MPIPKS sua nominação pelo CLAF.
 
(4) Posteriormente seguirá com o processo completando os requisitos descritos em “Application procedure” (http://www.imprs-dynamics.mpg.de/IMPRS_Application_Form.pdf).
Na documentação se deve anexar à carta de aceitação do CLAF. Os candidatos selecionados receberão uma bolsa que cobre totalmente os gastos de subsistência e possivelmente de transporte. O trabalho de tese de doutorado terá um prazo de aproximadamente três anos com um programa de treinamento. O título de Doutor será outorgado pela TechnischeUniversität Dresden.
 
ESTÂNCIAS DE DOUTORADO
 
(1) O IMPRS-MPIPKS proporcionará oportunidades de pesquisa no IMPRS aos estudantes que realizam seu doutorado em um grupo de pesquisa da América Latina. 
 
(2) Por acordo mutuo com o assessor na América Latina e um líder dos grupos do IMPRS-MPIPKS, o estudante de doutorado pode passar até 12 meses durante sua tese.
 
(3) Os interessados devem enviar a Secretaria Acadêmica do CLAF Graça Freire (grassa@cbpf.br / graafreire@gmail.com ) os seguintes documentos:
 
- Formulário "DATOS GENERALES_SOLICITANTES" completo, disponível em "Downloads" no site do CLAF.
 
- Projeto comum firmado pela parte latino americana e o responsável científico do IMPRS-MPIPKS.
 
(4) A junta diretiva do IMPRS-MPIPKS, assim como o Diretor do CLAF tem que referendar a estância de pesquisa. Os candidatos selecionados receberão uma bolsa que cobre totalmente os gastos de subsistência. 
 
Prazos Bolsas de Doutorado
 
Verão 2018
 
Data limite de inscrição: 15 de setembro 2017
Pré-seleção: 1º de outubro 2017
Informação sobre a decisão do CLAF: Imediatamente após a pré-seleção
Data limite de inscrição e entrega da documentação no IMPRS-MPIPKS: 15 de outubro 2017
Informação sobre a decisão do IMPRS-MPIPKS: até 15 de dezembro de 2017
Início do prazo: 1º de abril 2018 (flexível) 
 
 
Prazos Estâncias de Doutorado
 
Agenda de 2017
 
Inscrições abertas no CLAF.
Pre-seleção: 30 dias após receber a informação.
Informação sobre a decisão do CLAF: Imediatamente após a pré-seleção
Entrega da documentação no IMPRS-MPIPKS: 15 dias após a decisão do CLAF
Informação sobre a decisão do IMPRS-MPIPKS: até 30 dias após receber a documentação do CLAF.  

  


  

Bolsas MPIWG /CLAF - História da Ciência

  
 

No acordo entre o  Max Planck Institut für Wissenschansftsgeschichte (MPIWG) e o Centro Latino Americano de Física (CLAF) sobre o fomento da formação de Doutorado na América Latina, ambas as partes se comprometem a adotar as seguintes medidas a fim de promover essa iniciativa no campo da História da Ciência, com foco na História da Física e ciências afins. 
 
 Bolsas de Doutorado
 
(1) O CLAF designará até dois estudantes por ano que serão analisados pelo comitê de seleção do MPIWG.
 
(2) Os interessados devem enviar a Secretaria Acadêmica do CLAF Graça Freire (grassa@cbpf.br / graafreire@gmail.com ) os seguintes documentos:
 
   - Formulário "Datos Generales - Solicitante” preenchido, disponível em "Downloads" no site do CLAF;
     - Solicitação formal de bolsa;
     - Curriculum  Vitae;
     - Certificado de escolaridade: Título de Mestrado ou Diploma de graduação;
     - Duas cartas de recomendação;
     - Prova de proficiência em inglês.

(3) O estudante receberá uma carta de aceitação informando que foi comunicado ao comitê de seleção do MPIWG sua nominação pelo CLAF.
 
(4) Posteriormente o estudante deverá seguir com o processo complementando os requisitos solicitados pelo MPIWG. Junto à documentação requerida pelo MPIWG deve-se adicionar a carta de aceitação do CLAF.
 
Calendário
 
Verão 2018
 
Data limite de inscrição no CLAF: 15 de setembro 2017
Pré-seleção: 1º  de outubro 2017
Informação sobre a decisão do CLAF: Imediatamente após a pré-seleção
Data limite de inscrição e envio da documentação ao MPIWG: 15 de outubro 2017
Informação sobre a decisão do MPIWG: até 15 de dezembro 2017
Início do programa: 1º de abril 2018 (flexível)  

 


 Unidade de Energias Renováveis

Com o propósito de alcançar um maior desenvolvimento da Física Aplicada em áreas relativas às Energias Renováveis na América Latina e com a missão de propiciar empreendimentos científicos não alcançados de maneira individual por instituições ou países tendentes ao aproveitamento dos recursos naturais, em particular energias e conservação do meio ambiente, por proposta do Conselho Diretor do CLAF, em sua última reunião anual realizada na Cidade do México em novembro de 2015, ficou constituída a Unidade de Energias Renováveis do Centro Latino Americano de Física (UER-CLAF).

Consulte mais informações em:
Lineas de investigacion desarrollo
Unidade de Energias Renováveis II
CLAF cria Unidade de Energias Renováveis

CLAF - Centro Latino-Americano de Física
Avenida Venceslau Braz, 71 - Fundos
Cep:22290-140 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Telefone: (21) 2295-5096 / 2141-7267 / 2141-7503
Fax: (21) 2295-5145
E-Mail: claf@cbpf.br